Conversa
de Sábado à Noite – 25/2/1987 – p.
Relato da Reunião para os integrantes da Conversa de Sábado à Noite (Êremo do Amparo de Nossa Senhora) — 25/2/1987 — 4ª-feira
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(Sr. GL: Últimas conversas de sábado à noite e a “beatitudinis imcomprehensibilitatis”. Incompreensibilidade do profetismo. Quais os lados que Sr. Dr. Plínio resume a incompreensibilidade de Deus?)
Em parte, pelo que Sr. Dr. Plínio observa em si e pelo que nós perguntamos a ele, ele se julga o mais compreensível dos homens, embora entendendo que o fundo de todas as pessoas tem um quê de incompreensibilidade. Por exemplo, pergunta perigosa e difícil o por onde nós vamos ser amados por Deus no céu. É muito perigoso esquadrinhar isto porque facilmente pode-se enganar e se se acertar da em “megalice”.
Mas temos vislumbres deste ponto. Mas ele é incompreensível por nós mesmos. Magnificência.
Por causa disso, muitas coisas que depois da conversa com Dom Mayer, Sr. Dr. Plínio começou a relacionar com profetismo, por exemplo, o discernimento dos espíritos, servem para deixar ver o que é o mistério que carregamos dentro de nós. Ditado que acabo de fazer a Dom Bertrand sobre Chile, eu vi que entrou uma graça. Percebo pelos efeitos, mas diretamente e pelo raciocínio não.
Mas sinto que é incompreensível. E isso se afoga num mar de problemas que não se resolvem.
(Sr. GL: Sr. Dr. Plínio é claro, mas se percebe que a Sr. Dr. Plinio é incompreensível. Sr. Dr. Plínio tomando Nossa Senhora poderia fazer a descrição. E a relação entre Nossa Senhora e a raça da Virgem; vendo-se em Nossa Senhora, veríamos no Sr. Dr. Plínio.)
Apesar da imensidade de coisas que a teologia diz de Nossa Senhora, sabe-se pouco da psicologia de Nossa Senhora, de Nossa Senhora enquanto indivíduo. E saber é muito difícil.
[Corte SG:]
– Teoria dos píncaros: artista, diplomacia.
– Sabe executar até o fim – militância.
– Grandeza da França.
– Amar “bonum, verum, pulcrum”.
– Ternura primeva.
– Presente de Europa.
– Salve-me Rainha.
– Como é Nossa Senhora: Bondade, medianeira.
[fim corte SG]
Isto que assim descrevo, quando veio a graça do Salve-me Rainha, Sr; Dr. Plínio viu como Nossa Senhora era. E essa bondade assim vem ligada a uma forma de pureza sem a qual Nossa Senhora não seria o que é.
A modalidade de nossa Senhora só se explica tendo entendido como Ela é. É uma bondade tal que é o ponto de excogitação do raciocínio do Sr. Dr. Plínio. Sr. Dr. Plínio tem certeza moral que Sra. Da. Lucília via isto no Sagrado Coração de Jesus.
E a partir da graça de Salve-me Rainha, Nossa Senhora vivo nele. E isto é de ordem psicológica que é a nota de originalidade.
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Êremo do Amparo de Nossa Senhora