Santo do Dia – 20/12/1965 – p. 4 de 4

Santo do Dia — 20/12/1965 — 2ª-feira

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São Filogonio e Natal

Hoje é festa de São Filogonio, Bispo e Confessor.

Ele morreu ainda em suas atividades de Bispo. Ele foi advogado, e chamado para governar a Igreja de Antioquia, por uma particular disposição da vontade Divina. E tornou-se um dos primeiros com Santo Alexandre, Bispo e outros Bispos à combater pela fá católica o ímpio Ario.

Quer dizer dói dos que levantaram o estandarte da batalha contra Ario.

Cheio de méritos, morreu no Senhor. São João Crisostomo pronunciou em honra dos Santos um belíssimo panegírico no dia de sua festa.

É uma glória especial, aquela de dar começo a qualquer coisa. Nós costumamos homenagear, o fundador de uma cidade, o fundador de uma dinastia, o fundador de uma diocese, o primeiro povoador de um país, tudo isto se costuma homenagear.

E por causa disto, a fortiori, nós devemos homenagear também, aqueles que levantem uma luta santa. Aqui eles são os fundadores da luta, são so fundadores da reação. Não é isto? E eles têm portanto a glória de terem sido os primeiros a ter o mérito de terem sido os primeiros, a lutar quando estavam isolados e não sabiam com quem haviam de contar. E portanto de terem em terceiro lugar corrido o risco da ventura de levantar o estandarte, não é, e depois de terem os pais espirituais de toda a luta que veio depois.

De maneira que por esta razão, São Filogonio nos deve ser extraordinariamente dignos de veneração, por que ele foi dos que se levantaram a luta contra um percursos de Lutero, e portanto um precursor de anti-cristo, e que foi exatamente Ario, do qual tanto se tem falado nestes comentários de vida de santos.

Mas, como cada vez mais nós estamos próximos, da Natividade de Nosso Senhor, é interessante ter também o pensamento voltado para esta grandíssima data.

E então eu tenho aqui uma ficha tirada das visões de Catarina Emmerich, que trata dos efeitos da vinda próxima de Nosso Senhor, sobre toda a natureza. Mas tomada a palavra natureza, não só no sentido dos reinos, mineral, vegetal e animal, mas também e sobretudo do homem, quer dizer, de toda a Criação Divina.

Então, Ana Catarina mostra que nas vésperas do nascimento e com o nascimento houve uma transformação profunda, um movimento profundo nas almas um movimento profundo na matéria.

E isto é expresso de um modo muito bonito, em estas palavras aqui. O texto é dela mesmo.

Todos os corações piedosos, estavam aflitos com um santo desejo. Palpitavam sem querer, nem saber em presença de Redenção.

São estes movimentos profundos que há nas almas boas, quando alguma coisa grande se aproxima, ela sente-se tocada até o fundo para tudo quanto é bem saber porque.

Tudo está em movimento. Os pecadores sentem tristeza, arrependimento e esperança. Os que não se querem arrepender, os pecados empedernidos, os inimigos os que hão de crucificar o salvador, sentem angustia, inquietação e confusão. Cuja causa não compreendem porem percebem um movimento indescritível no tempo, cuja plenitude se aproxima.

Eu dou muito valor a descrição dessa natureza, porque mostra muito os influxos profundo da graça e também do demônio, no subconsciente das pessoas. Mas tocando no que essa personalidade tem de mas interno, e mostrando todo o papel, do subconsciente, nos grandes movimentos da história. O que tem certa afinidade com a “Baldeação Ideológica Inadvertida”.

Esta plenitude e a felicidade que traz consigo, estão no coração puro, humilde e humano de Maria. Que olhe em presença do Salvador do mundo que nEle se fez homem e que com luz feita a carne virá dentre em pouco a esta vida a seus domínios, onde os seus não O conhecerem.

Porque é o homem que procuram e não O encontram? Porque há homens que procuram e não encontram? Aqui eles deveriam ver que o bem produz sempre o bem, e o meu produz mau. Quando não é destruído pelo arrependimento e pelo Sangue de Cristo.

Assim como os santos os que vivem piedosamente, e as pobres almas do purgatório, estão em constante relação entre si, trabalhando juntamente e ajudando-se e comunicado-se mutuamente os meios de salvação e santificação?

Assim vejo isto mesmo na natureza.

Então há três movimentos; um de todos os maus, um movimento de todos os bons, e um movimento da natureza. E estes três movimentos, são movimentos habituais na ordem da criação. E estes movimentos habituais, vamos dizer que representam uma luta, de uns com os outros, e são fatos fundamentais da historia do mundo.

É inexplicável o que vejo. O que é simples e segue a Jesus recebe-O gratuitamente. Esta terá sempre a garça desse tempo. Nestes dias o demônio está acorrentado, arrasta-se e treme. Por isso aborreço os animais que se arrastam pela terra.

Veja conclusão interessante. É que o animal que se arrasta pela terra é uma figura do demônio, como aliás está escrito no Gênesis.

Também o demônio detestava inausiente da heresia, anda encurvando e não pode fazer nada nestes dias. Tal é a graça eterna deste tempo.

É curioso que realmente as graças de natal ainda não estava comercializado, não estava transformado numa feira, para impor o escoamento dos produtos, industriais, custe o que custar. No tempo em que Natal não estava industrializado sentia-se muito isto.

Uma doçura que vinha, uma cordialidade que vinha, uma alegria celeste, sobrenatural, que nenhum caráter [rotário?] nem de longe, exatamente a industrialização do natal, a meu ver é feita para cobrir, exata atmosfera. E acabar com atmosfera do Natal, e colocar uma atmosfera de fundo diabólico, que é exatamente feita para liquidar os prejuízos que o demônio tem nesse tempo.

Agora os senhores querem ver as coisas dessas influências, como eu falava com elas são verdadeiras. Nas vésperas do nascimento de Nosso Senhor os homens bons estava, alegre, os pecadores que não eram endurecidos estavam arrependidos, os maus estavam profundamente perturbados.

Nas vésperas da Revolução Francesa, nas vésperas do protestantismo, agente notava completamente o contrário. Os homens bons profundamente angustiados, sem saber porque às vezes; os homens ruins alegres. Cheios de esperança. Porque? São as tais influências que percorrem o mundo e que dão o sentido profundo da historia.

Que nós devemos pedir a vista disso.

Em primeiro lugar u Nossa Senhora, atue sobre nós e sobre a nossa fraqueza, nos dando uma orientação exata, destas influências para o lado bom e para os … [falta palavra] … à vantagem da nossa alma.

E segundo lugar que ela nos dê um meio de resistência neste natal a atmosfera comercializado e péssimo que nós temos diante de nós? Celebrando por toda parte por estas cestas enorme com pseudo-presentes? Cestas de mentira, com presente de mentira para o Natal de mentira.

Pendurado por todos as postes por aí, e com estas manifestações natalícias horrorosas que se preparam. E que Ela nos dê a nós também um espírito verdadeiro do Santo Natal. Quer dizer Ela nós dê algo dessa alegria do natal que vem e da renovação do nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Entretanto eu gostaria de acrescentar algo, e estes algo deve marcar as nossas festas de natal.

Nós não podemos celebrar este natal como se este fosse um ano qualquer. Nosso Natal ser com o Natal numa casa de família? Quando a mãe está gravemente doente. E passando dores atrozes. A gente compreende que se faça uma arvore de natal, a gente compreende sobretudo que haja uma intenção movimento de piedade a propósito do natal. A gente compreende que haja alguma coisa da alegria do natal, perfeitamente.

Mas isto tudo deve ser dominado pela idéia, dominada pela lembrança da mãe que está doente. Quer dizer, há uma espécie de luz de tristeza, de luz arroxeada nesse natal. E é bem isto que deva haver também no nosso Natal por razões que os senhores estão fatos de saber.

Nós devemos carregar a dor de Nossa Mãe, durante este natal. Pois, que é como filhos dEla que nós celebramos o Natal.

Eu gostaria de insistir também no ponto, de que portanto, no momento do santo Natal, nós devemos fazer atos de reparação. Nossa Senhora com certeza desde o primeiro instante reparava junto ao Menino Jesus, todos os sofrimentos que Ele viria depadecer… tem ouvido o apoio destrelado e as tristezas são inconveniente para a noite do Natal.

O dia de Natal teve tristezas, e aquele que não é acompanhado de tristezas não presta, de um lado. De outro lado nesta situação, não ter esta tristeza, é uma coisa completamente inconcebível.

Então o cálice está sendo bebido até a última gota, e nós em vez de pensarmos nos cálices com fel, nós pensamos nas taças com champagne? Como é que se pode ter alma para isto. É evidentemente impossível.

De maneira então eu ínsito, a própria noite de natal é preciso nós sabermos ter um espírito de reparação, nos atos de piedade, que nesta ocasião nós vamos oferecer.